Unindo o útil ao agradável: empresa lança ar-condicionado movido a energia solar

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Foto: Divulgação

O calor das últimas semanas está forte. Ao mesmo tempo, queremos um ambiente gelado, mas tememos uma conta de luz pesada. Afinal de contas, o ar-condicionado é um dos aparelhos com maior consumo de energia elétrica. Agora, podemos unir o útil ao agradável: uma empresa lançou um aparelho de ar-condicionado movido a energia solar. Ou seja, é usar o calor a nosso favor e ser ambientalmente mais sustentáveis.

Leia também:
Bateria de dependentes químicos desfila na Cracolândia, em SP

Lançado na Coreia, o LG F-Q232LASS ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Embora seja uma revolução em termos de gerenciamento energético, o aparelho não economiza tanta energia. O painel solar, localizado no topo do ar-condicionado gera 70 watts/hora – isso representa apenas 3,5% dos dois mil watts/hora consumidos por um aparelho com potência similar.

A maior preocupação da empresa, por enquanto, é com os impactos ambientais e menos com a economia de energia: segundo os dados do fabricante, a ideia é evitar a emissão de 215 kilos de CO2 na atmosfera em 10 anos. O gás CO2 é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, por conta das mudanças na atmosfera da Terra. É uma tendência comum em vários setores: a preocupação ambiental.

Segundo especialistas do setor de refrigeração, o preço de um aparelho desse será alto no Brasil: em torno de R$ 2500 – mais do que o dobro do preço de um aparelho convencional. Mas para Gilberto Rodrigues, da LuxTerm Soluções Sustentáveis, o investimento se paga em longo prazo, pelo dinheiro economizado na conta de luz. Você gostaria de ter um ar condicionado movido à energia solar?

Siga o Vi na Internet no Twitter: @vi_na_internet

Charles

Jornalista desde 2001. Já cobriu Economia, Meio Ambiente e Tecnologia, com passagem pela Agência USP de Notícias, jornal DCI, MSN, UOL e Yahoo. Já foi correspondente internacional do site Opera Mundi. Mestre em Jornalismo pela USP, dá aula sobre Informação e Novas Mídias na ECA/USP e é fascinado pelas novidades que aparecem na internet.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This