Substância de cogumelos alucinógenos pode curar depressão

O nome da substância é psilocibina. Presente em alguns tipos de cogumelo alucinógenos, ela pode ser o caminho para novos tratamentos contra a depressão. Esse é o resultado de uma pesquisa feita no Imperial College, de Londres.

Segundo o professor David Nutt, essas substâncias alteram a percepção que as pessoas têm de si mesmas. Analisando imagens de ressonância magnética, os pesquisadores constataram aumento de atividade em algumas áreas do cérebro e diminuição da atividade nos circuitos que ligam diferentes áreas do órgão.

Em outro estudo, foi constatado que a psilocibina ajudava os voluntários a lembrarem mais facilmente de eventos positivos em suas vidas. Essa é uma das principais dificuldades enfrentadas por pessoas depressivas. De acordo com o mesmo estudo, a substância tinha o mesmo efeito de drogas como o Prozac, o mais famoso antidepressivo (vi no @Guardian)

Charles

Jornalista desde 2001. Já cobriu Economia, Meio Ambiente e Tecnologia, com passagem pela Agência USP de Notícias, jornal DCI, MSN, UOL e Yahoo. Já foi correspondente internacional do site Opera Mundi. Mestre em Jornalismo pela USP, dá aula sobre Informação e Novas Mídias na ECA/USP e é fascinado pelas novidades que aparecem na internet.

Comentários

  1. Essa substancid causa impotencia sexual? Pois, os anti depressivos causam um desinteresse sexual horrivel !

Pin It on Pinterest

Share This