Sem querer, cientistas descobrem como fazer baterias durarem 400 vezes mais

Foto/UC em Irvine
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Foto/UC em Irvine

Uma das maiores preocupações de quem usa eletrônicos é com a bateria. Basta a luz vermelha acender e a gente sai correndo atrás de uma tomada, né? Para piorar, a maioria das atuais baterias é feita de lítio líquido – esse material corrói a bateria e diminui a vida útil dos aparelhos. Mas segundo o site Popular Science, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine descobriram por acaso um modo de fazer a bateria durar até 400 vezes mais.

Leia também:
Aprendizado instantâneo: cientistas descobrem como “carregar” dados para o cérebro

A ideia original era melhorar a recarga das baterias de lítio. Os cientistas trocaram o lítio líquido por uma mistura de nanotubos de ouro em gel eletrolítico. Mais inflamável, o lítio está sujeito à temperatura e explosões. Com a espessura de uma bactéria, esses nanotubos de ouro estão revestidos de óxido de manganês e protegidos pelo gel eletrolítico. Como resultado, o gel e o óxido de manganês previnem o ouro de corrosão. Por conta dessas modificações, as baterias ficaram mais resistentes e duram cerca de 400 vezes mais.

Entretanto, o produto ainda não é viável em escala comercial. O protótipo testado na Universidade da Califórnia possui dois cátodos – as baterias usuais possuem um ânodo e um cátodo. Outro problema é o preço, mais encarecido por causa da utilização do ouro como material de produção. Mas os pesquisadores acreditam que poderiam ser utilizados outros metais, como o níquel. O que você acha da novidade

Siga o Vi na Internet no Twitter: @vi_na_internet

Charles

Jornalista desde 2001. Já cobriu Economia, Meio Ambiente e Tecnologia, com passagem pela Agência USP de Notícias, jornal DCI, MSN, UOL e Yahoo. Já foi correspondente internacional do site Opera Mundi. Mestre em Jornalismo pela USP, dá aula sobre Informação e Novas Mídias na ECA/USP e é fascinado pelas novidades que aparecem na internet.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This