Quais seriam as mudanças na Terra se todo o gelo dos polos derretesse?

Foto: GermanWatch
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Foto: GermanWatch

Um vídeo divulgado pelo site norte-americano Business Insider mostra quais seriam as mudanças se todo o gelo dos polos e das cadeias de montanhas derretesse. O cenário é preocupante: metrópoles como Tóquio, Buenos Aires, Nova York, Miami, Lima, Londres, Barcelona, Xangai, San Francisco, Hong Kong, Amsterdã e outras grandes cidades do mundo desapareceriam sob as águas.

Leia também:
Extinção dos dinossauros pode ter sido causada por erupções vulcânicas

Não é o primeiro estudo do gênero: a revista National Geographic elaborou um mapa interativo mostrando o que aconteceria caso todo o gelo dos glaciares derretesse – são 20 milhões de metros cúbicos de gelo. Não é um cenário improvável, pois o Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) estima um aumento de dois a seis graus Celsius na Temperatura da Terra.

Dois aspectos contribuem para a gravidade do quadro de mudanças climáticas: para 99% dos cientistas especializados no tema, o aquecimento global é causado pela ação humana sobre a atmosfera terrestre e além disso, a maior parte dos afetados por essa alteração climática habita o Sudeste Asiático, uma das regiões mais pobres do planeta, segundo relatório da ONG GermanWatch (em inglês).

Siga o Vi na Internet no Twitter: @vi_na_internet

 

 

Charles

Jornalista desde 2001. Já cobriu Economia, Meio Ambiente e Tecnologia, com passagem pela Agência USP de Notícias, jornal DCI, MSN, UOL e Yahoo. Já foi correspondente internacional do site Opera Mundi. Mestre em Jornalismo pela USP, dá aula sobre Informação e Novas Mídias na ECA/USP e é fascinado pelas novidades que aparecem na internet.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This